Mesmo com suspensão de visitas no presídio, preso é testado com Covid-19 em Nova Andradina

Foi informado que nos próximos dias o presídio terá um teste em massa para funcionários e custodiados

Da Redação


Há poucas horas o Jornal da Nova recebeu a informação que no EPMRF/NA (Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Nova Andradina) tem um rapaz que deixou o cárcere no último dia 26 passando mal e testou positivo, segue isolado em sua residência. Já a cela em que ele estava, foi isolada.

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) publicou no último dia 17, a prorrogação por mais quinze dias a suspensão das visitas em todas as unidades prisionais de Mato Grosso do Sul. O prazo vai até 31 de agosto e visa prevenir a proliferação do novo coronavírus no ambiente carcerário.

O que intriga as famílias dos custodiados, como que eles pegaram o vírus, senão estão tendo visitas e contato com pessoas de fora das celas. “O que pode ter acontecido é que algum funcionário possa estar contaminado assintomático e não ter o sintomas da doença”, destaca um dos familiares.

Outra hipótese levantada é a possibilidade de novos presos que chegaram ao Estabelecimento Penal já estarem contaminados, ocasionando a disseminação do vírus.

 Cópia do teste positivo do custodiado - Foto: Jornal da Nova

A reportagem tentou falar no presídio com o diretor, mas como é final de semana, o expediente é de segunda a sexta-feira.

Com contato com a Vigilância Epidemiológica do município, foi confirmado que o paciente está com Covid-19, sendo que está isolado em casa  recebendo tratamento. O órgão abriu uma investigação sobre o ocorrido.

Foi informado que nos próximos dias o presídio terá um teste em massa para funcionários e presos.

“Essa doença é um vírus, ela pode estar circulando em caixas de supermercados, sacolas entre outros objetos que passam a transmitir, sem que a pessoa esteja presente, todos os cuidados são necessários”, disse o servidor da Epidemiologia.

*Matéria alterada para acréscimos de informações às 11h20

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!